Palestras


01 – Química em Ação

Docente: Maria das Dores Ribeiro da Silva – DQB – FCUP - (mdsilva@fc.up.pt);
Breve descrição: Palestra e realização de experiências exploratórias;
Público-alvo: 9º-11º anos;
Recursos: Requer Data-show, computador e mesa para as demonstrações.
02 – Química e sustentabilidade: desafios atuais

Docente: Maria das Dores Ribeiro da Silva – DQB – FCUP - (mdsilva@fc.up.pt);
Breve descrição: A Química, tendo uma presença constante no quotidiano de todos nós, é uma ciência cujas potencialidades para novos desenvolvimentos se revelam nos mais diversos contextos. De facto, a Química tem uma importância inquestionável e determinante para áreas tão vastas quanto as da pesquisa de recursos à aplicação de produtos, da produção de energia à indústria farmacêutica, da agricultura à arte. Embora essa presença nem sempre seja evidente, um pouco de reflexão permite-nos encontrá-la.
Público-alvo: 9º-11º anos;
Recursos: Requer Data-show.
03 – A química e a descoberta de fármacos

Docente: Pedro Alexandrino Fernandes – DQB – FCUP (pedro.fernandes@fc.up.pt);
Breve descrição: Nesta palestra vamos explorar o papel fundamental da química na descoberta de novos medicamentos. Vamo-nos concentrar nas etapas mais inventivas de todo o processo e explicar como o uso de computadores ajuda a descoberta de medicamentos inovadores.
Público-alvo: 9ºAno ao 12ºAno;

Recursos: Requer Data-show e computador.

04 – A Química e os desafios do nosso tempo
                    
Docente: João Carlos de Matos Paiva e Carla Morais – DQB – FCUP - (jcpaiva@fc.up.pt);
Breve descrição: Palestra;
Público-alvo: 9º-12º anos;
Recursos: Requer Data-show e computador, som e ligação à Internet mas pode acontecer apenas com Data-show e computador.

05 – Química e poesia

Docente: João Carlos de Matos Paiva – DQB – FCUP - (jcpaiva@fc.up.pt);
Breve descrição: Palestra;
Público-alvo: 9º-12º anos;
Recursos: Requer Data-show e computador mas pode acontecer sem qualquer suporte tecnológico.

06 – Química e Qualidade de Vida

Docente: Joaquim C.G. Esteves da Silva – DQB -  FCUP - (jcsilva@fc.up.pt);
Breve descrição: Palestra;
Público-alvo: 9º-12º anos;
Recursos: Requer Data-show e computador.

07 – Histórias dos Metais de Transição

Docente: Joaquim C.G. Esteves da Silva – DQB – FCUP - (jcsilva@fc.up.pt);
Breve descrição: Palestra;
Público-alvo: Alunos do Secundário;
Recursos: Requer Data-show e computador.

08 – Química nas nossas vidas

Docente: Carlos Corrêa - DQB – FCUP - (ccorrea@fc.up.pt);
Breve descrição: Palestra;
Público-alvo: 9º-12º anos;
Recursos: Requer Data-show e computador.


09 – Uma experiência vale mais que mil imagens

Docente: Carlos Corrêa - DQB – FCUP - (ccorrea@fc.up.pt);
Breve descrição: Palestra e realização de experiências exploratórias.
Público-alvo: 10º-12º anos;
Recursos: Requer Data-show, computador, retroprojetor e mesa para as demostrações.

10 – Têxteis do futuro: uma contribuição da (Nano)Química

Docente: Cristina Freire – DQB – FCUP - (acfreire@fc.up.pt);
Breve descrição: Palestra e demonstração de alguns nanomateriais usados em têxteis.
Público-alvo: 11º-12º anos;
Recursos: Requer Data-show, computador e mesa para as demostrações.

11 –  "Simulações Computacionais - A Química in silico"

Docente: Alexandre Lopes Magalhães - DQB – FCUP - (almagalh@fc.up.pt)
Breve descrição: Nesta palestra pretende-se divulgar a excelência e versatilidade do curso de Química da FCUP.
Público-alvo: 9º-12º anos;
Recursos: Requer Data-show, computador e mesa para as demostrações.

12 – Líquidos Iónicos: O que são e para que servem?

Docente: Luís Belchior Santos – DQB – FCUP - (lbsantos@fc.up.pt)
Breve descrição: Palestra;
Público-alvo: Alunos do Secundário;
Recursos: Requer Data-show.

13 – Histórias com química

Docente: Carla Morais – DQB – FCUP - (cmorais@fc.up.pt);
Breve descrição: Palestra dirigida a alunos dos 1º e 2º ciclos, em pré-formação na
área da química, ou professores e alunos que trabalhem com ciência no 1º ciclo.
Público-alvo: 1º e 2º ciclos;
Recursos: Requer Data-show e computador, som e ligação à Internet, mas pode acontecer apenas com Data-show e computador.

14 – Agregação de lípidos e tensioativos – implicações biológicas e aplicações tecnológicas
Docente: Margarida Maria Bastos – DQB – FCUP - (mbastos@fc.up.pt);
Breve descrição: Após apresentação do que são lípidos e tensioativos, apresentam-se as suas formas de agregação, e a razão da tendência para o estado agregado em solução aquosa. As implicações biológicas do estado agregado de lípidos no organismo são apresentadas, assim como várias aplicações biológicas e tecnológicas de estruturas agregadas de lípidos e tensioativos.
Público-alvo: Alunos do secundário (último ciclo – 10º a 12º anos)
Recursos: Requer Data-show.
15  – Vibrações moleculares e efeito de estufa: uma perspetiva química

Docente: André Melo - DQB – FCUP - (asmelo@fc.up.pt);
Breve descrição: Palestra;
Público-alvo: 9º-12º anos;
Recursos: Requer Data-show e computador.
16 – Rumo ao combate às doenças infeciosas - Uma solução quimioinformática

Docente: Natália Cordeiro e Fernanda Borges - DQB – FCUP - (ncordeir@fc.up.pt e fborges@fc.up.pt);
Breve descrição: A resistência aos antibióticos é hoje uma realidade em todo o mundo e constitui um problema sério no tratamento das doenças infeciosas. Na realidade, as infeções bacterianas são mais difíceis de tratar e dispendiosas quando as bactérias são resistentes aos antibióticos, pois são necessárias mais consultas médicas, por vezes hospitalização (nomeadamente por períodos prolongados), utilização de antibióticos mais caros e a ausência ao trabalho e, por último, contribui ainda para o aumento das taxas de mortalidade a nível mundial. Novos antibióticos são pois necessários, particularmente considerando que não foram introduzidas novas classes de antibióticos nos últimos anos, apesar dos esforços da investigação da indústria farmacêutica. É que durante muito tempo, sempre que se procurava descobrir uma nova droga efetiva, os estudos de potenciais candidatos era feita apenas com base na sua atividade. No entanto tal revelou ser completamente ineficaz, uma vez que se subestimavam outras propriedades assaz importantes como a eventual toxicidade, biodisponibilidade, etc. Nesta palestra será apresentada uma solução quimioinformática para uma identificação rápida, barata mas eficaz de compostos químicos com um perfil farmacêutico adequado que possam converter-se com sucesso em drogas efetivas no combate às doenças infeciosas.
Público-alvo: 9º-12º anos;
Recursos: Requer Data-show e computador.

17 – Química e Nano(bio)tecnologia

Docente: Eulália F. A. C. Pereira- DQB – FCUP - (efpereir@fc.up.pt);
Breve descrição: Demonstração da preparação de nanopartículas e de algumas propriedades interessantes de nanopartículas de ouro e de nanopartículas magnéticas. Conversa com os estudantes sobre o que é a nanotecnologia e qual será o impacto previsível na sociedade.
Público-alvo: 10º-12º anos;
Recursos: Requer Data-show e mesa onde fazer as demonstrações com acesso a tomada de eletricidade.


18 – Fluidos enigmáticos: O mundo dos cristais líquidos

Docente: Eduardo Figueira Marques- DQB – FCUP - (efmarque@fc.up.pt);
Breve descrição: Ecrãs LCD, janelas de transparência regulável, membranas biológicas, cubossomas para transporte de fármacos no organismo… Os cristais líquidos estão presentes quer na natureza, quer na tecnologia, e têm sido alvo de inúmeros estudos científicos devido, precisamente, à sua importância para o entendimento de processos biológicos e pelo facto de encontrarem aplicações práticas em contínuo desenvolvimento. Mas afinal o que é um cristal líquidos? Que tipos de moléculas os constituem? Quais as suas propriedades diferenciadoras? Nesta palestra abordaremos alguns dos desafios atuais desta fascinante área da Química.
Público-alvo: 10º-12º anos;
Recursos: Requer Data-show e mesa para as demostrações.

19 Auto-organização molecular: do laboratório de química às aplicações práticas

Docente: Eduardo Marques – DQB – FCUP -  (efmarque@fc.up.pt);
Breve descrição: Há uma vasta classe de moléculas que se auto-organizam espontaneamente em meio aquoso formando estruturas agregadas de variável complexidade (micelas, lipossomas, membranas biológicas, nanotubos, cristais líquidos…). Como e porque se formam esses agregados moleculares? Qual a sua estrutura à escala microscópica? Para que servem? Desde a entrega controlada de fármacos no organismo à formulação de alimentos, tintas e produtos de limpeza, passando pela produção de materiais avançados e a nanotecnologia, veremos como esta área da Química tem estado fortemente empenhada em trazer inúmeros benefícios à sociedade.
Público-alvo: 10º-12º anos;
Recursos: Data-show e mesa para as demonstrações.


20 – Química Nuclear : conceito e aplicações.

Docente: Ana Reis – DQB – FCUP -  (avreis@fc.up.pt);
Breve descrição: A descoberta da radioatividade. O núcleo atómico: propriedades. Processos de desintegração radioativa. Cuidados a ter no uso de substâncias radioativas. Aplicação de métodos radioquímicos na resolução de diversos problemas. Fissão nuclear; reatores nucleares, constituição e funcionamento. Reações termonucleares, síntese nuclear em estrelas.
Público-alvo: 10º-12º anos;
Recursos: Requer Data-show.


21 – Química da Cerveja

Docente: Luís Guilherme Guido – DQB – FCUP -  (lfguido@fc.up.pt);

Breve descrição: Com esta palestra, os alunos tomarão conhecimento dos vários processos industriais do fabrico de uma cerveja, desde a cevada ao produto final. Os aspetos bioquímicos e enzimáticos do processo de maltagem e brassagem, a fermentação e a componente sensorial também serão abordados nesta palestra, com exemplos práticos. Os alunos terão oportunidade de observar e distinguir as características sensoriais das matérias-primas, em particular a cevada, o malte e o lúpulo.
Público-alvo: 10º-12º anos;
Recursos: Requer Vídeo Projetor.